Pages

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Resenha: Retalhos

Postado por M.ader às 09:56

AutorCraig Thompson

EditoraQuadinhos na Cia
Páginas592
País de Origem: EUA 
Ano2009
GêneroHistória em Quadrinhos
SinopseUma das graphic novels mais premiadas dos últimos tempos, Retalhos é um relato autobiográfico da vida no Meio Oeste americano. Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus - transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho. Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor. Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina - uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson - com quem começa a relação que mudará a visão que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação - mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original. 







Até então eu não sabia que o livro era baseado em uma parte na vida de Craig Thompson - até porque nem notei ao decorrer do livro e não caiu minha ficha quando li o nome do autor na capa-. Mas, como meu lindo amigo me falou, minha ficha caiu e depois tudo começou a fazer sentido. Valeu mesmo Marcos! 

O que mais me deixou apaixonada por esse livro, foram as ilustrações, todas cheias de significados e mesmo sendo apenas rabiscos em uma página branca transbordam sentimentos. 

A forma como ele abordou a religião, não foi de modo raivoso, muitos escrevem com ódio e acabam criando uma fama ruim a igreja. Craig abordou com caráter, em nenhum minuto insultando ou falando de erros na cristandade. 

A sexualidade abordada no livro, não é algo que esperamos ver. Jovens em livros fazem o que querem, mostram ser rebeldes e sem juízo. Aqui não, cada parte do romance é incrivelmente bem colocada, não achamos chato, não é entediante. É apenas os relacionamentos normais, onde eles se gostam e precisam um do outro. 


Craig Thompson não só desenha bem, mas ele passa um sentimento bom em suas páginas. Valorizo livros (HQ's?) assim, onde o autor sabe se expressar, sabe chocar o leitor e emociona-lo. E esse cara conseguiu!  

Super aconselho, é uma leitura rápida apesar das várias páginas e super vale a pena. Bom gente é isso, até a próxima. Beijos! 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mãe cadê meu livro? Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos